Uma boa #comunicação é uma das principais competências de um profissional de sucesso. Passar as informações com clareza, respeito e dinâmica, potencializam o retorno esperado e permitem o diálogo entre as duas partes.
A comunicação é essencial para as vendas e hoje, na era digital, o cliente passou a ser cada vez mais exigente, não se preocupando apenas com a compra do serviço, mas com toda a experiência da marca em si.
Pensando nisso, separamos 7 dicas para nossos corretores desenvolverem melhor sua comunicação! As dicas são válidas para todos que desejam melhorar sua maneira de dialogar.
01 – Seja especialista no assunto
Para garantir a confiança do cliente, é importante ter embasamento no assunto.
Dominar o conhecimento técnico garante segurança em sua fala. Se possível, mostre exemplos reais do uso do serviço para o cliente.
Logo, estude o assunto e treine com amigos e familiares.
02 – 100% de atenção no cliente
Ter o foco total no cliente é uma das técnicas essenciais para garantir uma venda!
É muito desconfortável quando estamos conversando com alguém e percebemos que ela não está prestando atenção no que falamos. Todos gostam de se sentir especiais.
Quando falamos em vendas, a desatenção pode fazer com detalhes importantes passem despercebidos ou até fazer com que o cliente desista da compra.
03 – Pratique a escuta ativa
É comum ouvir uma pergunta e já ficar procurando por respostas. Quando fazemos isso, podemos deixar informações importantes passarem.
Tente anotar as informações de forma rápida, pelo menos os pontos principais, e não deixe de confirmar com o cliente o que você ouviu.
04 – Seja humilde
Caso seja pego desprevenido, seja humilde. É preferível falar que não possui o conhecimento e que vai atrás da informação, do que passar uma mensagem falsa e depois ter que consertar o erro.
05 – Pratique a empatia
Para ser um bom vendedor, não é necessário concordar com tudo que o cliente fala, porém, para atendê-lo melhor, é importante se colocar no lugar dele.
Só assim você garante que está propondo as melhores alternativas para ele. Cada cliente é diferente do outro e deve ser tratado como tal.
06 – Atenção à sua fala
A persuasão na hora da venda vai além de simples argumentos, o convencimento é através da maneira que contamos a história que queremos passar.
Preste atenção ao seu tom de voz e as palavras que usam para fazer suas vendas. Expressões físicas e faciais também passam mensagem.
07 – Busque evolução contínua
Invista em aprimoramento e pratique sua comunicação. Por em prática a comunicação assertiva facilita todas as nossas relações, sejam elas profissionais ou pessoais.
Vender não é apenas um jogo de frases de efeito, é uma conversa em construção que merece atenção e cuidado.